sábado, 12 de setembro de 2015

Amaterasu - A Deusa do Sol

Amaterasu (Amaterasu-ōmikami) também conhecida como Ōhirume-no-muchi-no-kami, “Grande Deusa Augusta que ilumina o céu”, é a Deusa do Sol e do universo reverenciada pela religião Shinto. É a divindade japonesa que vela sobre os homens e os enche de benefícios, responsável por iluminar o mundo e assegurar a fertilidade dos campos de arroz. Na mitologia, Amaterasu nasceu do olho esquerdo de Izanagi. Principal divindade xintoísta, é representada empunhando um disco solar.
Amaterasu ou Ama como ela é carinhosamente chamada, é um membro da realeza divina no Japão, a filha da divindade suprema, que se diz ser o criador do mundo. Ela tem dois irmãos o deus da tempestade “Susanoo”, e o deus da lua “Tsuki-yomi” , juntos, eles estão no comando dos céus. Sendo uma deusa do sol, Amaterasu ilumina o mundo a cada dia e garante o crescimento exuberante nos campos de arroz. Ela é também considerada uma tecelã muito hábil.
Afirma-se que o Imperador do Japão é um descendente direto de Amaterasu. De acordo com os antigos escritos, o neto de Amaterasu, Ninigi no Mikoto, teria descido à terra e se tornado o primeiro soberano do Japão. Segundo o Kojiki, teria sido seu tataraneto, Jimmu Tennô, que se tornou o primeiro imperador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário